sexta-feira, 5 de novembro de 2010

IDADE EM AÇÃO


A hora e a vez. Educando-se politicamente
A terceira idade vem conquistando direitos graças à organização e mobilização de suas próprias forças.
Ganhamos 2 presentes muito importantes da vida na 3º idade. O relógio e a chave. O relógio de presente, agora você é dono absoluto de suas horas. Assim como a chave de sua casa, aquela que serve pra você trancar a porta da rua ao sair para encontrar o mundo, a vida. De verdade, a vida está do lado de fora de nossa porta e, da nossa vida, devemos cuidar nós próprios.
A determinação de ser independente e auto-suficiente pelo maior tempo possível, é o que faz a diferença entre envelhecer bem ou mal.
Estou cada vez mais convencido de que está nas mãos do idoso mudar tudo o que hoje existe para inferiorizar o idoso: as discriminações, a rejeição e o desrespeito.
Nunca se é muito velho para se exercitar, mas provavelmente, se é muito velho para não se exercitar.
Pesquisas indicam que o treinamento de força pode reduzir o risco de obesidade, osteoporose, diabetes, câncer de cólon, pressão alta, colesterol desfavorável, dor nas costas e desconforto artrítico.
Professor Clemilton
Só depende do Idoso, com longa estrada percorrida, fazer valer tudo o que aprendemos.
Como forças políticas, são 14 milhões de idosos no Brasil. Teremos peso e valor se nos unirmos para fazer valer esse poder, seja em pequenos grupos ou em grandes congressos.
Se esperarmos que nos presenteiem com leis para que se faça justiça contra quem prejudica, abandona ou discrimina um idoso, elas nunca virão e, se vierem, cumpridas. Nem o atendimento aos idosos carentes, que continuarão sem assistência médica, sem atenção, as vezes abandonados até pelos filhos que criou com carinho e sacrifício. É preciso que a gente lute por isso.
Envelhecer sem adoecer, é a lição de casa que o mundo deve fazer a partir de agora.
Vamos erguer a bandeira da nossa autonomia, caminhar em direção à cidadania plena, vivendo e agindo em igualdade com todoas as outras idades. Assumindo a condição de "pessoa", desfrutando das coisas boas que a vida pode nos oferecer, traçando planos e projetos para o tempo útil que nos é oferecido. Vivendo plenamente a nossa "melhor idade". 

Um comentário:

  1. Eu amo fazer caminhada, ainda mais com pessoas alegres como a nossa turma da praça da integração do Parque Piauí, adoro! pode contar comigo, se quizer postar fotos da nossa caminhada, beijos!

    ResponderExcluir